Você sabia que o verão também traz riscos de doenças respiratórias?

Tempo de leitura: 3 min.
Atualizado em: 14/08/2023
a imagem ilustra um homem assoando o nariz com um lenço de papel
Sumário

O uso do ar condicionado, a desidratação do organismo, os dias quentes e com baixa umidade do ar são alguns fatores que favorecem doenças respiratórias no verão. Por isso, é preciso tomar cuidado também nessa estação do ano, a fim de evitar as crises.

Geralmente, ouvimos falar sobre os problemas que o inverno pode trazer para a saúde e também o agravamento das doenças respiratórias nesta época do ano. Isso faz parecer que só ele é o grande vilão, mas não é exatamente assim.

Durante o verão, as doenças respiratórias também se manifestam. Assim, quem tem esse tipo de problema, ou apresenta suscetibilidade para ele, precisa ter cuidado e atenção com a sua saúde o ano inteiro.

Mas você sabe por que o verão também representa um risco para quem tem doenças respiratórias? Continue lendo o artigo para descobrir!

Por que as doenças respiratórias se manifestam no verão?

É verdade que durante o verão ocorre um aumento do volume de chuvas. O ar fica um pouco mais limpo e a taxa de umidade na atmosfera cresce. Porém, não podemos esquecer que as temperaturas são muito altas, então, também pode acontecer uma queda da umidade do ar em determinados horários do dia, e isso tende a prejudicar a respiração.

O calor estimula o uso do ar condicionado em ambientes fechados, então, temos mudanças bruscas de temperatura, situação que pode agravar quadros de asma e bronquite. Além disso, as pessoas esquecem de beber a quantidade adequada de água, e essa situação, associada ao calor excessivo, pode provocar a desidratação do organismo e das mucosas. Logo, a respiração pode ficar prejudicada. 

Como cuidar da saúde respiratória no verão? 

Você pode manter a sua saúde em equilíbrio também durante o verão com algumas medidas simples que vão cuidar bem das suas vias respiratórias. Veja a seguir. 

Mantenha o organismo hidratado

Durante o verão, o corpo perde líquidos com mais facilidade, e eles precisam ser repostos. Sendo assim, é indispensável beber bastante água. Tenha cuidado com a ingestão de refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas, pois elas contêm sais minerais em excesso e podem causar outros problemas, como pedras nos rins. Prefira ingerir água pura.

Higienize vias nasais 

Durante o verão, também podem ocorrer períodos de estiagem. Mesmo que eles durem poucos dias, por causa do sol mais intenso a umidade do ar cai de forma significativa, e isso pode prejudicar a respiração

Uma maneira de manter um pouco mais de conforto é higienizar o nariz com soro fisiológico. Além de eliminar impurezas, isso ajuda a manter as mucosas da região mais hidratadas.

Use o umidificador de ar

Essa dica também é válida para os dias com altas temperaturas e tempo mais seco. O umidificador ajuda a aumentar a umidade relativa do ar no ambiente fechado, trazendo um pouco mais de conforto para as vias respiratórias.

Não se esqueça de que esse aparelho também precisa ser higienizado periodicamente para não proliferar micro-organismos nocivos.

Evite tapetes, cortinas e carpetes

Essa é uma medida de regra para quem tem problemas respiratórios. Os tecidos dentro de casa acumulam muita poeira e servem de morada para os ácaros. Se o tempo estiver muito úmido, eles ainda podem proliferar mofo, e tudo isso é um gatilho para as crises características das doenças respiratórias.

Se você não quiser eliminar os tecidos dos ambientes, adote uma rotina rigorosa de limpeza para eliminar todos os resíduos depositados sobre eles. Lembrando que a vassoura não remove a sujeira. O ideal é utilizar o aspirador de pó, lavar com água ou optar pela limpeza profissional.

Tenha cuidado com o ar condicionado 

O ar condicionado remove a umidade do ar durante o seu funcionamento. Esse já é um fator que pode favorecer as doenças respiratórias. Além dele, se não houver uma boa higienização dos filtros, o aparelho vai proliferar micro-organismos que favorecem alergias e infecções respiratórias.

É preciso tomar cuidado, também, com as mudanças de temperatura, sobre as quais já falamos. Se for possível, prefira evitar o uso do aparelho. Quando ele for necessário, as manutenções devem ser feitas de forma rigorosa.

Continue com as consultas de acompanhamento com seu médico e também converse com ele sobre as medidas que você pode adotar para cuidar da sua saúde respiratória durante o verão. Assim você terá muito mais saúde e conforto ao longo do ano inteiro. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra Thais Leibel
CRM: 178857
RQE: 65.425 - Clínica médica | 73.219 - Pneumologia
Especializada em Doenças Pulmonares Obstrutivas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down