Como devo limpar minha casa, se tenho alergia?

Tempo de leitura: 3 min.
Atualizado em: 14/08/2023
Como devo limpar minha casa, se tenho alergia
Sumário

Pessoas alérgicas precisam adotar alguns cuidados especiais na hora de limpar a casa. Medidas como manter o ambiente arejado, usar luvas, preferir o aspirador de pó e evitar produtos com cheiro forte ajudam bastante a manter a saúde na época da faxina.

Higienizar a casa pode ser um momento de muita dificuldade, principalmente para quem sofre com alergias respiratórias. O nariz começa a coçar, espirros são frequentes e os olhos podem lacrimejar. 

A situação pode ser pior quando a faxina precisa ser feita em períodos de variações de temperatura, quando o tempo está muito seco ou durante o frio intenso. Mas a sua casa não precisa ficar suja por causa disso, nem é preciso pagar alguém para limpar.

Basta adotar algumas medidas e cuidados para evitar ou minimizar o surgimento dos sintomas respiratórios e transformar a limpeza em um momento mais prazeroso. As dicas são fáceis de colocar em prática. Confira!

1. Mantenha as janelas e portas abertas

Um ambiente iluminado e arejado, que permita a entrada da luz solar, diminui o surgimento do mofo. Isso também mantém o ar circulando, o que evita o acúmulo de pó, poeira, pelos e sujeira, que facilitam o surgimento de ácaros e fungos.

No dia a dia, deixe que o sol entre em sua casa e também procure manter portas e janelas sempre abertas. Quando você for fazer a sua faxina, adote a mesma prática. Assim, permitirá a circulação do ar para que a sujeira não fique concentrada no ambiente.

2. Coloque luvas

O uso de luvas para proteção evita a dermatite de contato, que é a lesão de pele na qual há descamação e vermelhidão nas mãos.

Pessoas alérgicas podem reagir a diferentes agentes de contato, e os produtos de limpeza costumam ser grandes causadores de alergia. Portanto, adote definitivamente as luvas para que suas mãos estejam bem protegidas.

3. Não use vassouras

As vassouras levantam a poeira do chão e a espalham por todo o ambiente, inclusive sobre móveis, objetos, estofados e tecidos. No final, em vez de tirar a poeira de dentro de casa, você acaba espalhando ainda mais e fazendo com que ela se deposite em áreas difíceis de serem higienizadas.

A saída, nesse caso, é optar pelo aspirador de pó para tirar todas as impurezas do ambiente. Ele remove por completo as partículas sem deixar que nada se espalhe. Para caprichar ainda mais na limpeza, você pode finalizar com um pano úmido.

4. Evite produtos com cheiro forte

Os produtos de limpeza com cheiros fortes são grandes vilões de quem sofre com rinite e asma. Dê preferência para produtos hipoalergênicos e sem cheiro. 

Se preferir, pode buscar alternativas e receitas caseiras preparadas com ingredientes com menos química. Os amaciantes para roupas podem ser substituídos por vinagre branco. Bicarbonato e limão também fazem maravilhas em bancadas e pias.

5. Evite a limpeza em dias muito quentes ou muito frios

Se você já sabe que no seu caso é comum a coriza, espirros, tosse e chiado no peito quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura, evite se expor mais com limpezas pesadas nessas situações. Da mesma forma, evite essas limpezas mesmo que em dias bons, quando tiver muitos sintomas respiratórios.

6. Não se esqueça de higienizar aparelhos refrigerados

Devemos limpar regularmente os aparelhos de ar condicionado, purificadores de ar, umidificadores, ventiladores e inaladores. 

Contudo, lembrem-se de evitar a higiene, principalmente de inaladores, com álcool ou produtos de limpeza com cheiro forte. Isso porque, se inalados, eles podem piorar a saúde dos pulmões. Priorize a limpeza com detergentes neutros e espere que sequem naturalmente.

Para finalizar as nossas dicas, você pode usar máscara na hora de fazer a limpeza da casa. Aquelas descartáveis e também as de pano, que usamos durante a pandemia, ajudam bastante a evitar a aspiração de poeira e outras partículas irritantes. Assim a sua casa vai ficar limpa e você livre de sintomas respiratórios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra Thais Leibel
CRM: 178857
RQE: 65.425 - Clínica médica | 73.219 - Pneumologia
Especializada em Doenças Pulmonares Obstrutivas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down