Falta de ar

falta de ar - Dra Thais Leibel

A falta de ar se caracteriza pela sensação ou dificuldade para conseguir respirar de maneira adequada. Esse problema pode ser causado por problemas pulmonares, cardíacos, neurológicos e até emocionais e sempre que presente, precisa ser investigado.

O que é a falta de ar?

A falta de ar, ou dispneia, em termos médicos, é a sensação que uma pessoa tem de dificuldade para conseguir respirar. Alguns pacientes descrevem como uma respiração muito curta, ou o ar não é suficiente, por isso, tendem a respirar mais rápido.

Ao realizar algum tipo de esforço físico, por exemplo, é natural que haja um aumento da frequência e da profundidade da respiração. Contudo, pessoas com dispneia respiram mais rápido e com uma profundidade maior, muitas vezes, sem realizar qualquer tipo de esforço, e ainda assim existe a sensação de que o ar é insuficiente.

Quais são as causas da falta de ar?

Nem sempre a dispneia é provocada por uma doença de fato, mas problemas no pulmão e até mesmo cardíacos podem desencadear esse sintoma. A seguir, veja mais sobre as causas da falta de ar.

Doenças pulmonares restritivas

Problemas como a fibrose pulmonar idiopática são classificados como doenças pulmonares restritivas. Eles restringem o funcionamento dos pulmões provocando dificuldade para respirar. Os tecidos pulmonares se tornam muito rígidos, por isso, a pessoa precisa fazer um esforço maior para conseguir expandir os pulmões quando inspira.

Doenças pulmonares obstrutivas

A asma e o enfisema pulmonar são classificados como doenças pulmonares obstrutivas. Isso se dá porque em quadros como esses ocorre um estreitamento das vias aéreas, assim, o ar passa com muita dificuldade por elas para conseguir alcançar o pulmão.

O fluxo do ar depende da dilatação das vias, então, quando elas ficam muito estreitas, há uma resistência à sua passagem. Mas esse estreitamento também pode causar dificuldades na hora de expirar o ar para esvaziar os pulmões.

Desta forma, ocorre dificuldade para respirar porque os pulmões não esvaziam completamente, assim, falta espaço para mais entrar nos pulmões.

Hiperventilação

A hiperventilação costuma ser provocada pelo transtorno de ansiedade. Em uma proporção menor, é causada por algum problema físico.

Na hiperventilação, a pessoa se sente incapaz de respirar o suficiente, por isso, tem necessidade de inspirar mais rápido e de uma forma muito mais profunda ou pesada.

É comum que a pessoa se sinta assustada durante a crise. Ela pode apresentar também dor no peito seguida da sensação de estar infartando. Existem casos em que pode ocorrer alterações de consciência e até mesmo formigamento nos pés, nas mãos e ao redor da boca.

Outras causas

No que se refere às doenças pulmonares, as causas mais comuns da dispneia são a pneumonia, a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica. Porém, como dito, a falta de ar pode estar relacionada a outras condições.

Problemas cardíacos, por exemplo, também provocam dificuldade para respirar, como a insuficiência cardíaca, a angina e até mesmo o infarto. O excesso de peso corporal é mais uma das causas da dificuldade para respirar, assim como acontece na gravidez.

Porém, ela pode ser decorrente apenas da perda de condicionamento físico ou enfraquecimento dos músculos, em função da inatividade. Nesses casos, o problema é sentido até mesmo durante a realização de atividades simples do dia a dia.

A embolia pulmonar é outra causa possível, mas menos comum. Entretanto, é uma doença séria, já que ela causa o bloqueio súbito de uma artéria do pulmão.

Como a falta de ar é tratada?

A falta de ar pode ser tratada, mas é preciso entender o que está causando este sintoma. Logo, a terapia é direcionada ao problema de base.

De toda forma, quando o nível de oxigênio no sangue se torna muito baixo, é preciso suplementar oxigênio por meio de cânulas nasais ou com uso de máscaras. No caso daqueles que apresentam falta de ar muito grave, a ponto de não conseguir respirar, é considerado o uso do ventilador mecânico, seja por meio de uma máscara com ajuste firme ou então por tubo orotraqueal.